A doença periodontal é uma doença inflamatória causada pelo acúmulo de placas bacterianas ao redor dos dentes. Inicialmente ela se manifesta como gengivite que é reversível se a placa for removida. Se a gengivite não for controlada, evolui para periodontite, sendo uma doença de caráter crônico que induz a complicações locais e sistêmicas.
As placas bacterianas são formadas pela falta de higiene bucal adequada, onde as bactérias presentes na cavidade oral se acumulam na superfície do dente e próximo à região da gengiva, induzindo a uma resposta inflamatória (gengivite) e progride para uma periodontite conforme evolui a infecção. O caso se agrava quando a placa bacteriana sofre processo de mineralização pela precipitação de sais minerais vindos da saliva formando o ‘’tártaro’’ ou cálculo dentário.
Alguns sintomas que indicam problema bucal: halitose, sangramento gengival, apetite reduzido ou dificuldade em mastigar, salivação intensa.
Algumas consequências locais: o tártaro é de fácil visualização, porém, abaixo da gengiva a lesão vai se agravando quando as bactérias liberam substâncias que geram lesões em camadas internas podendo levar a perdas ósseas, regressão da gengiva, fraturas, queda do dente, riscos de desenvolvimento de neoplasias orais.
Algumas consequências sistêmicas: endocardite bacteriana, glomerulonefrite, hepatite, poliartrite.
Tratamento e prevenção:
O tratamento odontológico consiste no procedimento de profilaxia dentária, efetuado somente pelo Médico Veterinário onde é realizada uma limpeza profunda para remoção de placas bacterianas (tártaro) acumulado nos dentes e gengiva, necessitando o uso de anestésicos e sedativos (sendo importante ta realização de exames prévios para avaliar condição e possíveis riscos do paciente).
Além de um acompanhamento odontológico por meio de um check-up, é primordial orientar tutores de uma prevenção feita no lar pela escovação dos dentes diariamente com escovas e cremes dentais específicos para cães – sempre tentando tornar um hábito agradável, sem estressar o animal, associando com produtos existentes no mercado pet, como biscoitos, ossinhos e brinquedos que auxiliam na remoção da placa bacteriana complementando a escovação para evitar a progressão do tártaro, impedindo que haja doença periodontal e suas consequências.
Está gostando do conteúdo? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais Instagram e Facebook para não perder mais conteúdos como esse!
Surgiu alguma dúvida? Fale Conosco clicando aqui.
Nenhum comentário ainda para este post, deixe a sua voz abaixo!